Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Brasil 
BRASIL

Equalização do calado nocturno e aumento de calado gera redução de custos em Paranaguá

A TCP, empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, recebeu uma nova ordem de serviço da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA) que atualiza as condições operacionais, aplicando o calado variável por condições de maré. Além disso, as condições de navegação diurnas foram equalizadas, o que torna as janelas operacionais do terminal mais flexíveis e resulta em redução de custo para toda a cadeia logística e produtiva.

A ordem de serviço revisou o Capítulo 8 da norma, que estabelece os parâmetros dos navios para tráfego e permanência nos portos de Paranaguá e atualizou as condicionantes para acesso ao canal da Galheta e atracação de navios. Na prática, a nova norma estabelece calado em maré zero (medida da linha ou superfície da água até a quilha) de 11,3 metros, representando um aumento mínimo de 40 centímetros por operação.

“A equalização do calado diurno e noturno no canal, bacia e berços dos portos do Paraná, era uma reivindicação antiga e muito relevante para a cadeia produtiva que demanda o segundo sistema portuário da América Latina. Sua realização tem impacto muito positivo para os negócios realizados, fazendo que sejamos um dos primeiros portos brasileiros aptos a receber os maiores navios que atuam no comércio exterior na América Latina”, explica Juarez Moraes e Silva, diretor Institucional da TCP.

mais detalhes