Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Angola 
ANGOLA

Porto de Luanda fixa placas para desencorajar corrupção

O coordenador adjunto da sustentabilidade da Empresa Portuária de Luanda, Domingos Raiva Canguenzi, anunciou que a sua organização vai fixar, dentro das secções, placas com dizeres que visam combater práticas de corrupção.

 

O gestor fez essas declarações à Angop, à margem do Workshop sobre” A responsabilidade social das empresas na luta pela sua integridade, na prevenção e no combate à corrupção, por uma Angola sustentável”.

Segundo o responsável, a ética e a sustentabilidade empresarial podem prevenir a corrupção, por estabelecer mecanismos de controlo e prevenção de comportamentos indesejados dentro das organizações.

A ética e a sustentabilidade, enfatizou o entrevistado, incentivam o apetite ao risco e à tomada de decisões de curto prazo que podem trazer ganhos significativos no presente, servindo como modelo vigente no processo decisório empresarial.

Para si, as organizações devem pautar por tais atitudes para minimizar desvios de conduta, mas ainda precisam trabalhar questões internas relacionadas à própria cultura organizacional, com o intuito de estimular políticas que mirem um horizonte mais longínquo para os negócios.

Referindo-se aos órgãos de combate à corrupção e similares, Domingos Raiva Canguenzi, referiu que no processo de combate à corrupção, o Ministério Público, e todos os outros órgãos intervenientes, devem ser dotados de recursos humanos capazes.

Em relação à vertente internacional, frisou que apesar de o país não ter atingido ainda lugares decentes na avaliação nos Índices de Percepção da Corrupção, é notória a mudança de percepção que a comunidade internacional tem das condições para investir e fazer negócios em Angola.

Para se ter uma ideia da abrangência da corrupção no país, o interlocutor, lembrou que Angola ocupa, no universo dos 180 países avaliados pela organização Transparência Internacional em 2017, o 165º lugar. Ao nível da SADC, ocupa o último dos 15 países da região.

O workshop decorreu no âmbito do Dia internacional do Combate à Corrupção, assinalado a 9 de Dezembro.