Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Moçambique 
MOÇAMBIQUE

Dragas para manutenção do canal de acesso ao Porto de Maputo em operação

A Francesco de Giorgio e a Henri Pitot, as duas dragas pertencentes à empresa Jan de Nul Dredging Ltd. que fazem a dragagem de manutenção ao longo dos canais de acesso, encontram-se a operar.

A dragagem incide sobre os canais da Matola, Katembe, Polana, Xefina e Canal do Norte e serão removidos cerca de 1.5 milhões de metros cúbicos. Serão também mantidas as cotas dos cais dos terminais de Maputo e Matola.

A Francesco Di Giorgio é uma draga de sucção com tremonha, para operações em solo macio e semi-duro a uma profundidade máxima de 28 metros. A sua capacidade de armazenagem de lama e areia é de 4,400 m3. A Henri Pitot é uma draga de injecção de água, para operações de nivelamento de fundos em solo macio e semi-duro a uma profundidade máxima de 27 metros.

As duas dragas irão operar em simultâneo, ou seja, a draga de injecção de água seguirá a draga de sucção. As embarcações já iniciaram a operação no canal do Polana e irão de seguida operar nos canais da Matola, Katembe, Xefina e Norte, seguindo-se a intervenção nos cais.

Para tirar proveito da presença das dragas no projecto de manutenção dos canais de acesso ao Porto, a MPDC irá usar as mesmas no projecto de reconstrução dos cais 6, 7, 8 e 9. Recorde-se que este projecto de reabilitação – com fim previsto para o segundo trimestre de 2020 – inclui trabalhos de dragagem de aprofundamento dos actuais -12m para -16m (cais 6, 7, 8) e -15 metros (cais 9), respectivamente. O trabalho está previsto ser executado em 10 dias para remover cerca de 106,000 metros cubicos de sedimentos.

Tal como na dragagem de aprofundamento de há dois anos, haverá uma coordenação permanente entre a draga e a equipa envolvida e as operações portuárias, de forma a assegurar a transitabilidade do canal. A dragagem não irá causar qualquer distúrbio ao decorrer normal das operações portuárias.

Como tem sido apanágio nas grandes obras levadas a cabo no Porto de Maputo, a componente de formação de jovens estagiários será incluída no projecto. A dragagem de manutenção abrirá a oportunidade a estudantes das áreas de Engenharia, Marinha e outras, de acompanharem todos os aspectos da operação e, com isso, enriquecerem os seus curricula.