Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Brasil 
BAHIA, BRASIL

Codeba premiada três vezes por desempenho ambiental pela Antaq

Os três portos públicos da Bahia foram premiados pela Agência Nacional de Transporte Aquaviários (ANTAQ), todos na mesma categoria, por apresentar Maior Evolução Anual 2018 do Índice de Desempenho Ambiental (IDA). O Porto de Ilhéus, primeiro colocado, saiu de 42,43 pontos para 68,63 pontos; o Porto de Aratu, tinha 40,81 e chegou a 58,72 em pontuação e o Porto de Salvador de 48,41 para 62,62.

O Índice de Desempenho Ambiental (IDA), implementado em 2012 por meio da Resolução nº 2.650/2012, é um número que mede o grau de atendimento às conformidades ambientais por parte dos portos públicos e privados do Brasil. Referência no setor, o IDA é composto por 38 indicadores relacionados a conformidades legais vigentes no país e boas práticas em gestão ambiental, saúde e segurança de operações.

Entre os indicadores que são avaliados pelo IDA, estão a situação da licença ambiental e a existência de licença de operação, quantidade e qualidade de técnicos no núcleo ambiental, prevenção de riscos, auditoria ambiental, ação de retirada de resíduos de navios, consumo e eficiência no uso de energia, monitoramento da fauna e da flora e planos de contingência de saúde.

Os resultados do IDA têm auxiliado na orientação de políticas setoriais, bem como permitido identificar medidas de gestão bem-sucedidas a serem compartilhadas entre as instalações portuárias, além de terem baseado estudos acadêmicos e técnicos.

O analista da Codeba, engenheiro sanitarista e ambiental, Thales Cardoso, responsável pela área de Meio Ambiente e de Segurança e Saúde do Trabalho, elencou inúmeras ações para o avanço significativo. O apoio da alta administração ao setor, obtenção de licenças ambientais, admissão de novos profissionais concursados, a exemplo de engenheiro sanitarista e ambiental, biólogos técnico, bem como interações com empresas arrendatárias e cooperação com órgãos externos”.

De acordo com o presidente da Codeba, Alex Sandro de Ávila, à área de meio ambiente é de extrema importância e merece muita atenção e dedicação para alcançar os níveis desejados de atendimento. Mas, um dos principais motivos do bom desempenho é devido a sincronicidade do trabalho em equipe. “Representar os Portos Baianos na premiação da Antaq foi um prazer e uma honra. Estamos procurando dar total apoio à área de meio Ambiente de nossos Portos, além de fomentar a busca contínua por melhorias no setor. Este ótimo desempenho dos Portos da Codeba é resultado da dedicação da equipe que não mede esforços por resultados positivos. Para as próximas edições iremos buscar resultados ainda melhores”.

A cerimônia da 3ª edição do evento aconteceu na sede da Antaq, em Brasília, na noite de ontem. As categorias foram: Maior Índice de Desempenho Ambiental 2018 Portos Públicos, Maior Evolução Anual 2018 Portos Públicos, Maior Evolução Anual 2018 TUPS, Iniciativas Inovadoras, Qualidade de Atendimento ao Usuário e Artigo Técnico e Científico.