Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Portugal 

Administração Marítima de Cabo Verde realiza visita técnica à DGRM

Na sequência do protocolo recentemente assinado pelo Ministério do Mar de Portugal com o ministério homólogo de Cabo Verde, decorreu esta semana uma visita técnica do Instituto Marítimo Portuário (IMP) de Cabo Verde à Direção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM).

A área dos sistemas de informação e da digitalização foi o principal tema em foco nesta visita, com o responsável pelo Gabinete de Gestão dos Sistemas de Informação do IMP, José Augusto Figueiredo, a tomar conhecimento dos projetos em curso em Portugal. Foram abordadas questões relacionadas com a operacionalização do Sistema Nacional de Embarcação e Marítimos (SNEM) e do Balcão Eletrónico do Mar (Bmar), assim como a Janela Única Logística (JUL) e Controlo de Tráfego Marítimo (VTS).

Perspetiva-se, desta forma, uma intensificação da cooperação entre a DGRM e o organismo homólogo de Cabo Verde, tendo em conta o acordo firmado recentemente com a Presidente do IMP de Cabo Verde, Joana Carvalho, no qual estão previstas várias áreas de cooperação, com destaque para a implementação e gestão de medidas de modernização administrativa, tanto ao nível da digitalização e desmaterialização de processos, como da uniformização e simplificação de procedimentos.

Recorde-se que os portos de Cabo Verde têm já em funcionamento a Janela Única Portuária, projeto que decorreu no âmbito das excelentes relações de parceria entre os organismos marítimo-portuários de ambos os países.