Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Angola 

Angola intensifica contactos de parcerias no domínio da aquicultura

A Ministra angolana das Pescas e do Mar, Maria Antonieta Baptista, efectuou uma visita de trabalho à Estação de Piscicultura de Olhão, a cerca de 300 kms de Lisboa, no âmbito da pesquisa de parcerias tecnológicas e científicas no domínio da aquicultura.

 

Na presença do Secretário de Estado das Pescas de Portugal, José Apolinário, a ministra percorreu várias áreas, tendo recebido, pormenorizadamente, explicações do director do centro, Pedro Pousão.

Segundo a ministra que falava à imprensa, no final da visita, existe um défice de docentes capacitados no sector e, além da transferência de tecnologias, vai contar com a experiência dos cientistas portugueses para potenciar os estudantes da área.

“ O centro é um ponto de referência, para estabelecer protocolo de cooperação, para que de uma forma mais célere possa vir estudantes, fazerem as suas práticas, de aquicultura, porque o sector privado, está a necessitar de quadros formados que estejam a residir no país e que possam dar o seu contributo, sendo uma forma de capacitá-los”, disse a ministra.

Por sua vez, o Secretário de Estado das Pescas de Portugal, José Apolinário, em representação da ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, saudou o empenho do governo angolano em desenvolver o sector, no domínio da pesca e economia do mar sustentáveis, e por isso, o seu país está disposto em cooperar.

A Estação Piloto de piscicultura de Olhão (EPPO) é uma estrutura de investigação e Desenvolvimento Tecnológico, com escala pré-industrial em aquacultura e biologia marinha, que constitui o suporte privilegiado para a transferência de tecnologia, formação técnica e científica no domínio.

Entre as linhas de investigação, destacam-se a produção de novas espécies, nutrição, bem-estar e sobretudo, sistemas de produção amigos do ambiente.

A Estação Piloto de Piscicultura, pertence ao Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) que se ocupa da Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, com escala pré-industrial em aquacultura e biologia marinha.

A ministra fez-se acompanhar por empresários das províncias de Benguela, Namibe, Cuanza Sul, bem como quadros do seu gabinete.

fonte