Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Cabo Verde 
CABO VERDE

Transinsular na linha da frente do transporte marítimo inter-ilhas

A Transinsular, empresa do Grupo ETE, assinou o contrato de Concessão do Serviço Público Marítimo Inter-ilhas com o Governo cabo-verdiano. A nova sociedade concessionária é constituída pela Transinsular, em 51%, e por armadores nacionais de Cabo Verde, em 49%. Ulisses Correia da Silva, primeiro-ministro daquele país, considera esta “uma boa solução” para gerir um serviço público de concessão de linhas de transportes marítimos inter-ilhas que visa melhorar a conectividade do país e assegurar a coesão territorial.

De acordo com o líder daquele Governo, disponibilizou-se ao país, ligações marítimas inter-ilhas em condições de regularidade, previsibilidade, qualidade e segurança. “Parabenizo a Transinsular por ter vencido o concurso e agradeço de uma forma particular a todos os armadores nacionais que acreditaram nesse projeto e que vão fazer parte da solução que vai mudar Cabo Verde”, congratulou Ulisses Correia da Silva.

O novo contrato de concessão, ganho pela Transinsular, vai assim colmatar a irregular oferta atualmente existente entre as ilhas cabo-verdianas. “Quem produz quer fazer chegar os seus produtos ao mercado, não com o nível de incerteza que temos hoje, não com a preocupação que tem pesado, por exemplo, em saber se há ligações hoje ou amanhã, se haverá às 10 ou às 15 horas”, disse o primeiro-ministro.

mais detalhes