Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Angola 
QUÉNIA

Angola presente na Conferência Mundial sobre Economia Azul

Angola esteve presente na Conferência Mundial sobre Economia Azul, evento que decorreu em Nairobi, no Quénia juntando 4 mil delegados entre Chefes de Estado e membros de governo de vários países.
Discursando na cerimónia, a Ministra das Pescas e do Mar do governo angolano realçou a vasta extensão costeira que Angola possuí, seu enorme potencial ainda sub explorado, mas com aproximadamente 60% para o Produto Interno Bruto Nacional, dos quais 40% provêm da industria petrolífera.
Victória de Barros Neto destacou também o contributo da indústria pesqueira e de transporte marítimo na economia nacional.

A economia azul é um conceito que reconhece a importância do mar, dos oceanos, dos rios e lagos no crescimento económico dos países, recomenda a utilização dos seus recursos de forma sustentável e integrada. Exige e a introdução de mudanças estruturais de economia baseadas no funcionamento dos ecossistemas criando oportunidades criativas e inovadoras de desenvolvimento sustentável.

A delegação angolana ao certame integrou, entre outros, quadros do Ministério das Pescas e do Mar, do Ambiente, dos Transportes, da Economia e Planeamento, Energia e Águas e a Coordenadora da Comissão de Gestão da Academia de Pescas e Ciências do Mar do Namibe.