Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Angola 
ANGOLA

Ministra realça contributo do mar no desenvolvimento da economia

A Ministra das Pescas, Vitória de Barros Neto, destacou em Nairobi, Quénia, o contributo das indústrias petrolíferas, pesqueiras e do transporte marítimo no crescimento da economia angolana.
A governante angolana discursava em representação do Presidente da República, João Lourenço, na Conferência Mundial sobre Economia Azul.

Referiu que a costa marítima angolana tem um enorme potencial sendo responsável por aproximadamente 60 por cento do Produto Interno Bruto Nacional, 40% dos quais da indústria petrolífera.

O evento, que encerra esta quarta-feira (28), junta 4 mil delegados entre chefes de Estado e membros de governo de vários países.

A economia azul é um conceito que reconhece a importância do mar, dos oceanos, dos rios e lagos no crescimento económico dos países. Recomenda a utilização dos seus recursos de forma sustentável e integrada.

Exige a introdução de mudanças estruturais de economia baseadas no funcionamento dos ecossistemas.

A delegação angolana ao evento integra quadros do Ministério das Pescas e do Mar, do Ambiente, dos Transportes, da Economia e Planeamento, Energia e Águas, além da Coordenadora da Comissão de Gestão da Academia de Pescas e Ciências do Mar do Namibe.

fonte