Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Angola 
ANGOLA

Empresa Sopesol aposta na fabricação de barcos

A construção de barcos semi-industriais de até 27 metros de comprimento e seis metros de calado, com uma capacidade de 60 toneladas de pescado, constitui a aposta da empresa Sopesol, informou no Porto Amboim, província do Cuanza Sul, o empresário António Vieira.

 

Nessa iniciativa de fabricação de barcos semi-industriais, a Sopesol está em parceria com a empresa Siac, com quem tem um contrato e do qual já resultou a construção de uma embarcação, de uma série de quatro previstas.

O barco já construído entra actividade nos próximos dias. Um barco deve custar cerca de 500 mil dólares norte-americanos.

A aposta das empresas nesse domínio decorre da falta de estaleiro naval e do recurso à importação de barcos, tendo em conta a existência de barcos paralisados e da incapacidade de reparação local.

Para que a indústria naval se destaque e produza o sufieciente tendente a reduzir a importação de barcos, o empresário destacou a necessidade da facilitação na obtenção de crédito e de divisas para a importação de sobressalentes.

Afirmou que as companhias estão prontas para apoiar a actividade de pesca, mas para tal urge a necessidade de haver apoio à indústria naval na importação de motores naval,tendo em conta que o pais não fabrica.

Num fórum sobre a revitalização das pescas realizado de 28 a 29 de Março deste ano, o governador do Cuanza Sul , Eusébio de Brito Teixeira , disse que há condições para a instalação de um pólo de transformação pesqueiro e construção de pequenas embarcações de pesca , sendo a energia eléctrica um factor determinante.

De acordo com as suas declarações naquela altura, o projecto vai permitir a industrialização do sector no domínio da construção naval.

No mesmo evento, a ministra das Pesca e do Mar, Victória de Barros Neto, avançou que “ no domínio das infraestruturas vai ser promovido o surgimento de estaleiro naval para a reparação e requalificação de pequenas e médias embarcações.”

As embarcações de pesca semi-industrial têm uma capacidade para navegar de 8 a 12 milhas náuticas.

fonte