Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Cruzeiros 
MADEIRA, PORTUGAL

Porto do Funchal faz história

O Porto do Funchal faz história: pela primeira vez, um porto português fornece Gás Natural Liquefeito, GNL, a um navio, com as dimensões do "AIDAprima" e pela primeira vez, no mundo, tal operação ocorre numa ilha.
O Vice Presidente do Governo Regional da Madeira, Pedro Calado acompanhou esta operação, destacando o pioneirismo, o empreendedorismo e visão da empresa madeirense, Gaslink, do Grupo Sousa, cujo Presidente, Luís Miguel Sousa esteve também presente.

Até 16 de abril do próximo ano, o "AIDAprima" vai abastecer-se semanalmente, de GNL no Porto do Funchal, visando assegurar as necessidades energéticas do navio, enquanto está em porto.

É feito com recurso a um contentor criogénico de 40 pés que mantém o GNL a uma temperatura que ronda os 145 graus negativos. O GNL é transportado no circuito habitual da Gaslink, sendo o contentor enchido na UAG (unidade autónoma de abastecimento) existente na Vitória. O abastecimento dura cerca de seis horas.

Pioneiro no país, o Porto do Funchal é um dos três primeiros portos do sul da Europa a prestar este serviço, em paralelo com Barcelona e Roma.