Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Pescas 
ANGOLA

Governo e FIDA implementam projecto pesqueiro

O Governo angolano, com ajuda do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA), vai implementar, a partir deste ano, um projecto de pesca marítima e aquicultura comunitária, nas províncias de Luanda, Cuanza Norte e Malanje.

O projecto vai abranger 15 mil famílias e permitir aos pescadores a aprendizagem de técnicas de manipulação do pescado, cultivo de peixe, sobretudo, da aquicultura nestas províncias.

Ao falar à Angop, durante a visita de trabalho ao Centro de Apoio à pesca Artesanal na região do Cabo Ledo, província de Luanda, a secretária de Estado das Pescas, Antónia Nelumba, disse que o projecto de pesca marítima será implementado na província de Luanda e do Bengo, enquanto no Cuanza Norte, Malanje e Bengo será implementado a aquicultura continental

O projecto vai melhorar a captura do pescado, a construção de mercados para venda deste produto e a educação comunitária para manutenção dos ecossistemas.

O Ministério das Pescas pretende, salientou, que as pessoas que praticam a pesca artesanal deixem a pesca de subsistência e desenvolvam para obterem maior rendimento, através da aprendizagem que lhe vai permitir melhorar as suas capacidades e suportar as despesas das suas famílias.

Apelou aos demais pescadores a inserir-se na actividade da pesca a aderir a aquicultura, de modo a aumentar a oferta de trabalho nestas províncias onde serão implementados estes projectos.

Informou terem sido já realizados workshops e encontros nas regiões onde serão implementados os projectos com as comunidades, para permitir a sua participação nesta actividade.

O gestor do Centro de Apoio à Pesca Artesanal, Ezequiel Pinho, afirmou que a produção passará de 10 toneladas para 30 toneladas de pescado, através do aumento dos números de barcos e a motivação dos pescadores em associar-se a este trabalho.

Este centro ajuda na recepção do pescado e apoia materialmente os pescadores.

fonte