Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Associativismo 
BIMCO

Indústria do transporte marítimo terá de continuar consolidação em 2017

De acordo com a associação marítima BIMCO (Baltic and International Maritime Council), 2017 continuará a ser um ano de grandes esforços por parte da indústria marítima, depois de um 2016 onde o paradigma reinante pautou-se pela consolidação/concentração dos 'players' do mercado do transporte contentorizado, na luta contra o excesso de oferta. 2017 terá de ser, alerta a BIMCO, a continuação de uma assertiva actividade de demolição de navios, em busca da harmonia entre a oferta e a procura.

«A total estabilização do mercado do transporte marítimo demorará vários anos de melhorias sólidas para aumentar as taxas de utilização das frotas. O excesso de capacidade no sector deverá ser globalmente reduzido», avisou a BIMCO. «É vital que em 2017 os armadores lidem com a oferta de modo cuidadoso», acrescentou. Outro alerta teve como alvo os subsídios e apoios governamentais, que podem, segundo a associação, minar a concorrência, a competitividade do mercado e o livre comércio.

A análise da associação abrangeu também o fraco ano no segmento dos granéis sólidos, recordando que, em meados de Fevereiro de 2016, o Baltic Dry Index (BDI) atingiu um recorde mínimo de 290 pontos, sendo tal cenário amenizado durante os meses seguintes. A associação versou ainda sobre a mutação do segmento dos contentores, que atravessou, em 2016, transformações marcantes - alianças de grande concentração, aquisições e fusões que alteraram a configuração do mercado, cortaram custos e buscaram uma harmonia oferta-procura.

fonte