Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Pescas 

Academia de pescas em Angola terá gestão público-privada

A futura Academia de Pescas e Ciências do Mar do Namibe, em construção no sul de Angola com o apoio da Polónia, vai funcionar num regime de parceria de gestão público-privada, segundo decisão governamental.

Distribuída por seis edifícios já construídos e com capacidade para receber cerca de 500 alunos, a academia terá cursos superiores em áreas de eletricidade, eletrónica, gestão costeira, navegação, exploração de portos e frotas, computação, desenho técnico, processamento de pescado, aquicultura, oceanografia, entre outros, informa a agência Lusa.

A Academia de Pescas e Ciências do Mar do Namibe foi formalmente criada por despacho presidencial de 18 de maio deste ano, sendo justificada no documento com a aposta angolana no desenvolvimento do setor pesqueiro nacional.

O mesmo despacho define que esta instituição será gerida pelos ministérios do Ensino Superior e das Pescas, este último autorizado a "selecionar as entidades empresariais públicas e privadas com idoneidade técnica e financiar para participar" na sua "gestão e financiamento", num modelo de "Parceria Público-Privada".

A Polónia está já a dar formação aos primeiros 20 professores angolanos que vão ministrar aulas nesta academia, obra lançada em 2008. O próximo ano letivo em Angola arranca em março de 2017.

fonte