Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Timor Leste 

Díli acolhe segunda reunião de ministros do Comércio da CPLP e Fórum Económico

Timor-Leste acolhe a segunda reunião dos ministros do Comércio e o primeiro Fórum Económico Global da CPLP, iniciativas que pretendem fomentar o desenvolvimento dos laços comerciais e empresariais no espaço lusófono.

 

Desenhar “um conceito de ação estratégica e concetual” para o desenvolvimento do comércio e investimento na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) é um dos pontos centrais da reunião de ministros, que decorre até 24 de fevereiro.

 

Este encontro, que fará ainda um balanço da implementação das medidas acordadas na primeira reunião, em Luanda, em maio de 2012, insere-se nos esforços da presidência de Timor-Leste da CPLP no sentido de plantar a bandeira dos negócios lusófonos no mundo.

 

Desenvolver o pilar económico das relações lusófonas e da CPLP com outras regiões, neste caso, a Ásia e Pacífico, é a prioridade da presidência timorense, que quer fomentar projetos de negócios, estimular o setor privado, promover parcerias e facilitar a transferência de ‘know-how’ e tecnologias.

 

Um dos objetivos é conseguir uma maior internacionalização das empresas da CPLP e, no caso de Timor-Leste, fazer também uma ponte para os mercados da Ásia e Pacífico.

 

É também neste contexto que decorre, entre 25 e 27 de fevereiro, o primeiro Fórum Económico Global da CPLP que, segundo os organizadores, tem já registados centenas de participantes de mais de 20 países.

 

O encontro das delegações ministeriais começa a 21 de fevereiro com uma reunião de pontos focais que analisarão o grau de implementação da declaração de Luanda e analisarão o projeto de Plano Estratégico de Cooperação Multilateral no setor do comércio (2016-2018).

 

Na segunda-feira, dia 22, está previsto um ciclo de conferências que analisará, entre outros aspetos, o impacto da crise financeira e da queda do preço do petróleo nos países da CPLP.

 

Incentivos ao setor privado, adesão à Organização Mundial do Comércio (OMC), a relação entre a CPLP e a Ásia e o desenvolvimento económico de Timor-Leste estão ainda na agenda.

 

O encontro analisará, no dia 23, o comércio interno e aspetos como certificação e laboratórios de teste e o desenvolvimento do agronegócio.

 

Finalmente, a 24 de fevereiro decorre a sessão solene, que deverá aprovar a Declaração de Díli.

 

A partir do dia 25 decorre o Fórum Económico Global, com o tema “CPLP e a Globalização”, que pretende fortalecer os laços entre empresas e empresários lusófonos e estudar oportunidades de investimento e de negócio em Timor-Leste.

O encontro é apoiado pela CPLP, pela Confederação Empresarial da CPLP (CE-CPLP) e pela União de Exportadores da CPLP (UE-CPLP) e permitirá promover Timor-Leste como “plataforma para o desenvolvimento”.

 

Na agenda do Fórum estão cinco áreas: indústria petrolífera, de gás e extrativa; agricultura e agroindústria; mar e pescas, indústria manufatureira; turismo e infraestruturas.

 

Em debate estarão questões como o papel da CPLP como bloco multirregional, o papel dos blocos económicos na economia global e os “desafios e as oportunidades da inserção da CPLP” noutros blocos económicos regionais.

 

O encontro de Díli aposta num formato de promoção de produtos, serviços e negócios, de contactos entre empresas (B2B) e de apresentação do ambiente de negócios e investimentos nos países participantes. Inclui uma Mostra de Produtos dos diversos países, a promoção das empresas nacionais e do comércio local e um espaço de painéis internacionais para debater a integração económica entre os países CPLP e da Ásia-Pacífico e a importância geoestratégica de Timor-Leste.

O encontro terá salas temáticas por país e haverá espaço para encontros empresariais, previamente agendados, que terão em conta o perfil de cada empresa e as suas necessidades.

2016-02-11 10:06
Observador