Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
GEO 

Acordo transforma futuro dos navios conectados

A Inmarsat, empresa fornecedora de serviços de comunicações satélite móveis, e a Ericsson, fornecedora de tecnologia de comunicação e serviços, assinaram um acordo marítimo estratégico que visa facilitar a partilha de dados operacionais referentes ao transporte de carga, à logística e à própria embarcação para simplificar toda a cadeia de abastecimento marítima.

 

As duas empresas desenvolverão conjuntamente serviços, soluções e aplicações que orientem os standards da indústria para a conectividade via satélite e para a integração de aplicações no sector marítimo.

A nova relação estratégica também abrirá caminho para a integração entre a solução Maritime TIC Cloud da Ericsson e uma conectividade global disponibilizada através da rede de comunicações via satélite da Inmarsat. A Ericsson Maritime TIC Cloud é uma solução de gestão cloud ponta-a-ponta que garante a ligação entre os navios que estão no mar e as operações em terra, nomeadamente com os fornecedores de serviços de manutenção, centros de apoio ao cliente, parceiros de frota/transporte, operações portuárias e autoridades.

Com a colaboração da Inmarsat, a Ericsson Maritime TIC Cloud permitirá aos camiões uma diminuição do tempo de inactividade nos portos, uma diminuição do tempo que a carga passa em trânsito e um planeamento mais cuidado de todas as expedições por parte dos produtores.

A aplicação prática deste acordo estratégico de cooperação foi sublinhada pelo recente anúncio referente ao contrato celebrado entre a Ericsson e a U-Ming Marine, uma empresa de distribuição especializada no transporte de cimento, produtos secos e matérias-primas industriais. A Ericsson fornecerá à U-Ming Marine soluções de conectividade ponta-a-ponta para os navios e de optimização de viagem, incluindo a conectividade via satélite da Inmarsat.

Ronald Spithout, presidente da Inmarsat Maritime, disse que "todos falam actualmente da big data mas, na verdade, é a implementação de aplicações a bordo e a gestão ponta-a-ponta da inteligência integrada que acabará por mudar a forma como a indústria marítima opera; tornando-a mais eficiente, mais ecológica e criadora de maior valor".

John Taxgaard, director do negócio marítimo na Ericsson, disse que "a Ericsson acredita que a Internet das Coisas tem o potencial de gerar um enorme valor para a indústria marítima".

fonte