Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Clipping 

Cabo Verde defende criação de fundos de investimento para potenciar trocas comerciais na CPLP

O primeiro-ministro, José Maria Neves, reclamou a criação de fundos de investimento e de “plataformas” para favorecer as trocas comerciais entre os países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

 

Em Braga, para participar no 2º Fórum União de Exportadores CPLP, José Maria Neves, defendeu que “só faz sentido” uma comunidade se se conseguir “facilitar” a circulação de pessoas e bens entre os países aderentes.

O governante apontou a falta de financiamento como um problema comum às pequenas e medias empresas dos nove países da CPLP, realçando a necessidade de “trabalhar em parceria” com o sector privado para ultrapassar esse obstáculo.

“A nível da CPLP podemos criar fundos de investimentos para apoiar as iniciativas empresariais a nível da CPLP e podemos criar plataformas que favorecem as trocas comerciais entre os diferentes países”, reclamou José Maria Neves.

“O grande problema das empresas dos países é o financiamento. Se conseguirmos criar fundos e mecanismos favorecedores poderemos facilitar o investimento mas os governos devem trabalhar em parceria com o sector privado para encontrar estas soluções”, explanou.

Para o governante, “é nessa linha que a CPLP deve continuar a trabalhar”. Até porque, realçou, “só faz sentido uma comunidade se se conseguir facilitar a circulação de pessoas e a circulação de bens para que haja mais trocas, mais oportunidades de investimento, gerar mais empregos e dinâmicas de crescimento” em todos os países daquela comunidade.

fonte