Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Ambiente 

Canal da Nicarágua novamente adiado devido a preocupações ambientais

Novo adiamento: a construção do ambicioso Canal da Nicarágua não começará antes do primeiro quadrimestre de 2016, devido a reticências sobre o peso do impacto ambiental do projecto. Paul Oquist, director executivo da Comissão do Canal da Nicarágua, explicou que uma das companhias que avalia tais impactos, a Environmental Resources Management, recomendou quatro novos estudos ambientais.

"Nós tomámos a decisão de levar em conta todos os estudos recomendados pelos grupos ambientais", afirmou Paul Oquist aquando da sua visita a Washington, num fórum patrocinado pelo Conselho das Américas. A recomendação da companhia britânica volta a colocar um ponto de interrogação na potencial perigosidade do projecto, adiando pela terceira vez o arranque das obras.

A construção do canal, que terá portos adjacentes e que tem como um dos principais objectivos acomodar navios da nova geração Post-Panamax, custará cerca de 50 mil milhões de dólares mas as dúvidas quanto à exequibilidade, tanto do investimento como da construção, continuam a pairar sobre o projecto, que será levado a cabo pelo HKND Group, liderado por Wang Jing.

fonte