Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Timor Leste 
TIMOR LESTE

Construção do Porto de Tibar, em Dili, tem duas candidaturas

O projecto de construção e gestão do porto de Tibar, na zona de Dili, Timor-Leste, recebeu, segundo Joanico Gonçalves, duas candidaturas. O membro do Ministério de Obras Públicas afirmou que a obra, que terá um custo estimado em 400 milhões de dólares, conta com as candidaturas da empresa francesa Bolloré Consortium e da Peninsular & Oriental Steam Navigation Company (P&O), do Dubai.

Gonçalves, citado pela agência noticiosa Lusa, acrescentou que as propostas foram abertas na semana passada, em Dili, e que as elaborações técnicas deverão ser apresentadas no início do mês de Outubro. Para trás ficaram interessados como o consórcio entre a Mota Engil Ambiente e Serviços, Mota Engil Engenharia e Construção e a belga Besix Group e a filipina International Container Terminal Services Inc (ICTSI).

O projecto prevê a construção e gestão durante 30 anos do porto, inclui a construção de uma estrada entre Dili e Tibar, de um molhe, de instalações em terra, bem como sistemas de drenagem e, quando concluído, terá capacidade para processar 1 milhão de toneladas de carga por ano e receber embarcações comerciais e de passageiros.

fonte