Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Cruzeiros 
DOCAS DO CEARÁ, BRASIL

Secretário de Infraestrutura da SEP fiscaliza fase final da obra do Terminal de Passageiros

O secretário de Infraestrutura Portuária da Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP), Tiago Barros (blusa branca), realizou mais uma visita de inspeção na obra do Novo Terminal de Passageiros do Porto de Fortaleza. O canteiro está atualmente com 600 trabalhadores empenhados na finalização do empreendimento, que fará sua primeira operação no dia 16 de junho, com a atracação do navio MSC Divina, da MSC Cruzeiros.

O complexo é dotado de uma nova estação de passageiros, um novo cais de atracação e uma retroárea de 40 mil m², que terá investimento total de R$ 205 milhões – valor que inclui obra civil, utilidades, mobiliário operacional, licenciamento e compensação ambiental, indenizações, fiscalização e aquisição de equipamentos (scanner, Circuito Fechado de Televisão, raio X, elevador, escada rolante, defensas, entre outros).

Potencial turístico

A nova estação de passageiros do Porto de Fortaleza será a mais nova porta de entrada e saída da capital cearense, tornando-se um legado da Copa do Mundo não só para o porto como também para a cidade. Colocará Fortaleza na rota dos cruzeiros internacionais, estimulando o potencial turístico do Estado do Ceará como um todo.

Além de garantir mais conforto e comodidade aos turistas, o prédio da nova estação está dotado de todas as instalações necessárias para a operação de embarque e desembarque dos passageiros, além de estacionamento para carro, van, ônibus e táxi, armazém de bagagens e sala para os órgãos intervenientes (fiscalizadores).

Relação Porto x Cidade

O empreendimento favorecerá também a relação Porto x Cidade. O piso superior da nova estação, que ficará 100% pronto no segundo semestre, é todo modulado, podendo ser adaptado para a realização de eventos, como exposições de arte ou lançamentos de livro. O espaço será dotado de restaurantes, cafés, lojas de conveniência, acesso à internet e auditório para eventos. Outro diferencial do espaço é a vista, uma das mais bonitas de Fortaleza.