Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
S. Tomé e Príncipe 

Governo de São Tomé e Príncipe adopta novo sistema de gestão alfandegária

Governo santomense iniciou a 1 de Fevereiro de 2011 um novo sistema de gestão aduaneira, visando melhorar a prestação de serviços e permitir uma maior arrecadação de receitas.

O novo sistema, denominado Sidónia Word, resulta de uma série de reformas que estão a ser introduzidas nos serviços aduaneiros, no âmbito de um projecto com apoio financeiro e técnico do Milennium Challange Cooporation (MCC), que nos últimos três anos já gastou cerca de oito milhões de dólares norte-americanos.

O projecto "visa melhorar o sistema de arrecadação de receitas na base de um procedimento transparente e eficaz e prestação de serviços", disse Isa Amado Vaz, directora das Alfândegas.

"Nós consideramos que estão criadas todas as condições para que no dia 01 de Fevereiro de 2011 comecemos a utilizar o sistema Sidónia Word o que constituirá uma nova era para as alfândegas de São Tomé e Príncipe", afirmou.

Para o ministro das Finanças e Cooperação Internacional, Américo Ramos, o novo sistema de gestão aduaneira "é um instrumento de modernização e de facilitação do comércio, utilizando os meios tecnológicos mais avançados, bem como as boas práticas aduaneiras previstas a nível mundial".

FONTE: ÁFRICA 21 DIGITAL