Início > Artigo > Conheça o programa



VII CONGRESSO DA APLOP, NO LOBITO, ANGOLA

Conheça o programa


A APLOP - Associação dos Portos de Língua Portuguesa, leva a efeito o seu VII Congresso, estas quinta e sexta-feira, dias 17 e 18 de Outubro, no Lobito, Angola.

A Primeira Sessão, presidida por José Luís Cacho, Presidente da APLOP, será subordinada ao tema “Apresentação do Estudo de Mercado do Espaço da APLOP, versão 2.0 da APP – Associação dos Portos de Portugal”, e terá como orador Carlos Seixas da Fonseca, da APP.

A Segunda Sessão, presidida por Teresa Vicente Muro, Diretora do Gabinete de Estudos, Planeamento e Estatística do Ministério dos Transportes, será subordinada ao tema “Apresentação do Plano de Investimentos nos Portos de Angola – Instituto Marítimo e Portuário de Angola (IMPA)”, terá como orador Victor Alexandre Carvalho, Diretor Geral do IMPA – Instituto Marítimo e Portuário de Angola.

A Terceira Sessão, presidida por António Ayres dos Santos Jr., Superintendente do Porto de Itajaí, será subordinada ao tema “Nova Legislação Portuária – O Caso do Brasil ”, terá como orador Rogério Menescal, Sub-secretário de Planeamento da Secretaria de Portos do Brasil.

A Quarta Sessão, presidida por Francisco Venâncio, Presidente do Conselho de Administração da Empresa Portuária de Luanda, EP, será subordinada ao tema “A Segurança Marítima no Contexto da CPLP”, terá como oradores Pedro Ponte, Gestor do Sistema de Qualidade e Ambiente da APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, de Portugal e Henrique Gouveia e Melo, Presidente do Observatório de Segurança Marítima, de Portugal.

A Quinta Sessão, presidida por Júlio Bango Joaquim, Diretor Geral do INCFA – Instituto Nacional do Caminho de Ferro de Angola, será subordinada ao tema “A Logística dos Produtos Mineraleiros – Importância para os Mercados de Moçambique e de Angola”, terá como oradores Rosário Mualeia, Presidente dos Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique e Albino Pedrosa da Silva, Ex-Consultor do Banco Mundial e Administrador Executivo da Logistel, S.A.

A Sexta Sessão, presidida por um representante dos Portos de Timor Leste, será subordinada ao tema “Estratégia para a Formação Marítimo-Portuária no Espaço APLOP”, terá como oradores, Manuel António Paulo, Doutor em Logística e Diretor-Geral do ISGEST – Instituto Superior de Gestão, Logística e Transportes, de Angola e Adalmir José de Souza, Professor da UFF – Universidade Federal Fluminense e Membro do Comité de Assessoramento do Curso de MBA da CDRJ – Companhia Docas do Rio de Janeiro, Brasil.

A Sétima Sessão, presidida por Anapaz Jesus Neto, Presidente do Conselho de Administração da Empresa Portuária do Lobito, EP, será subordinada ao tema “Perspetivas de Desenvolvimento do Turismo de Cruzeiros na áfrica Ocidental”, terá como orador Franklim Spencer, Responsável pelo Cluster Marítimo de Cabo Verde.

Na Sessão Oficial de Encerramento serão apresentadas as principais conclusões das apresentações realizadas ao longo do Congresso, relativas aos desafios que se colocam aos Portos dos Países de Língua Portuguesa nos próximos anos, e às estratégias e políticas a implementar com o objetivo de reforçar as relações comerciais entre estes países.

 


 



Data: 2013-09-15

Artigos relacionados:

  • VII Congresso da APLOP no Lobito

  •  Vídeo

    Porto de Lisboa – 6-7 Dezembro 2012

     “INTEGRAÇÃO DOS PORTOS DE TRANSHIPMENT NA AMÉRICA, ÁFRICA, EUROPA e ÁSIA” - Adalmir José de Sousa (4)

     VIII Congresso da APLOP | Maputo, Março 2015 #1

     IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #8

     IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #1

     Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

     VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

     VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

     VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

     Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

     Mindelo e São Vicente com muita morabeza

     Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

     Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

     VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

     VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

     VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

     VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

     Porto de Luanda - 1955

     Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

     Constituição da APLOP - João Carvalho (IPTM) e José Luís Cacho (APP)

    Constituição da APLOP - João Carvalho (IPTM) e José Luís Cacho (APP)