MOÇAMBIQUE
Governo negoceia empréstimo chinês para construção de porto de águas profundas
De acordo com o ministro da Planificação e Desenvolvimento, Aiuba Cuereneia (na foto), o governo moçambicano está a negociar com o Banco de Desenvolvimento da China um empréstimo de 1.500 milhões de dólares para a construção do porto de águas profundas em Nacala-a-Velha, na província de Nampula, que terá capacidade para processar 20 milhões de toneladas por ano.
“Uma equipa técnica moçambicana encontra-se na China a negociar este projeto devendo até final do ano dar-se início ao processo de construção”, referiu o ministro, acrescentando que o governo pretende ainda construir uma linha de caminho-de-ferro de Moatize, na província de Tete, até Nacala para favorecer a instalação de siderurgias na região.
Aiuba Cuereneia garantiu ainda que esta iniciativa governamental não vai interferir com o programa de investimentos da multinacional brasileira Vale. Recorde-se que os brasileiros da Vale anunciaram que vão investir mais de cinco mil milhões de dólares na construção igualmente de um porto de águas profundas em Nacala-a-Velha, com sistema ferroviário ligando a região de Moatize, em Tete, a fim de escoar o carvão mineral que já começaram a extrair e exportar através do porto da Beira.
Data: 2012-06-22
Vídeo
Portos do Brasil - NEWS
Portos de Cabo Verde – News
Portos de Moçambique – News
Portos de Angola – News
Portos de Portugal – News
XII CONGRESSO DA APLOP | LUANDA, 2021 - Disponíveis todas as apresentações
XII CONGRESSO DA APLOP | LUANDA, 2021 | Playlist com 23 vídeos no Youtube
Acórdãos e Avisos da ANTAQ + Legislação avulsa
Clipping com a actualidade dos portos brasileiros
XII Congresso da APLOP | Luanda, 2021 | Alberto Bengue, Presidente da APANG
XII Congresso da APLOP | Luanda, 2021 | Miguel Matabel
XII Congresso da APLOP | Luanda, 2021 | Alcídio Nascimento
XII Congresso da APLOP | Luanda, 2021 | Ted Lago
XII Congresso da APLOP | Luanda, 2021 | Fátima Alves
XII Congresso da APLOP | Luanda, 2021 | Nuno Araújo
XII Congresso da APLOP | Luanda, 2021 | Lucas Rênio
VIII Congresso da APLOP | Maputo, Março 2015 #1
IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #8
IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #1
Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]
Constituição da APLOP

Foto de família