Início > Artigo > Cabo Verde recebe missão de empresários brasileiros



ATÉ 24 DESTE MÊS

Cabo Verde recebe missão de empresários brasileiros


Uma missão de empresários e representantes de instituições brasileiras está de visita Cabo Verde, até 24 deste mês. A comitiva quer estabelecer uma ponte marítima entre Fortaleza (Brasil) e Praia, para encurtar distâncias em mais uma rota que liga os dois países.

O presidente do Ceará Trade Brasil e da Câmara Brasil-Angola, com sede em Fortaleza, acredita na viabilidade deste projecto. “Queremos transformar Cabo Verde em nosso “hub” para fazer o transporte de carga de Fortaleza até o país em apenas cinco dias. Hoje a viagem dura 55 dias”, frisa Roberto Marinho (na foto), confirmando a viabilidade da parceria.

Em Janeiro, um grupo de brasileiros esteve em Cabo Verde para fazer um estudo sobre a concentração de carga, o que gerou a assinatura de um acordo de cooperação entre a Companhia Docas do Ceará e a Enapor. “Esse acordo viabilizou o início de uma rota marítima directa entre o estado do Ceará e Cabo Verde”, lembra Marinho.

A “nossa expectativa é de que ainda este ano possamos colocar em funcionamento essa linha marítima, dado o interesse destas ilhas nos produtos brasileiros e, principalmente, a partir do pacote de medidas anunciado pelo governo do Brasil, para incentivar as exportações”, afirma o presidente do Ceará Trade.

A missão empresarial será constituída por 15 a 20 pessoas, entre membros da directoria da Companhia Docas do Ceará, câmaras Brasil-Portugal, Brasil-Angola e Brasil-Moçambique no Ceará, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Federação das Indústrias do Estado do Ceará/Centro Internacional de Negócios e empresários do Sindicato das Indústrias do Ceará.

De acordo com Roberto Marinho, durante os dez dias de estada em Cabo Verde, as autoridades nacionais vão mostrar aos brasileiros as potencialidades de Cabo Verde, convencendo-os de que o país é capaz de gerar carga suficiente para tornar a nova rota vantajosa para ambos os países.

Programa

A missão brasileira participará na manhã de 18 de Maio em um workshop na Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Sotavento, que contará com a presença de representantes da Cabo Verde Investimentos, Agência para o Desenvolvimento Empresarial e Inovação, Associação de Jovens Empresários, associações comerciais e agrícolas, alfândegas, Embaixada do Brasil e empresários locais.

O propósito é apresentar aos integrantes da missão o ambiente de negócios que se vive no país, bem como as instituições que podem contribuir para o aprofundamento das relações entre os dois países. Incentivos, planos de industrialização e parcerias estão na pauta. Na parte da tarde, o ministro das Relações Exteriores receberá a missão em audiência, ocasião em que lhe serão apresentados os planos para reactivar a rota Ceará - Cabo Verde.

Durante a sua estada no país, o grupo vai visitar a Ilha do Sal – local de forte desenvolvimento turístico, com resorts de alto padrão e uma oferta diversificada de atracções – e São Vicente, que também se prepara para entrar na rota brasileira. Por isso, a Câmara de Comércio e Indústria e Serviços de Barlavento organiza um workshop sobre o ambiente de negócios na ilha do Porto Grande para o qual convidou a Feira Internacional de Cabo Verde, Zona Franca, Alfândega, Zona Industrial do Lazareto e empresários locais. A intenção é apresentar aos participantes da missão o ambiente de negócios.

A Enapor também prepara um encontro entre os membros da comitiva brasileira e armadores, operadores logísticos e portuários e agentes de carga. Aqui o desafio seria pegar no potencial de negócios dessa ponte entre o Ceará–Nordeste e Cabo Verde, e atrair as companhias de navegação para operarem essa rota, a ser criada. O programa em São Vicente fala ainda em visitas ao Porto Grande e às áreas de Logística Portuária, zona Industrial de Lazareto e Zona Franca.

No dia 23, a comitiva terá audiência com a ministra da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Eva Ortet, para colocá-la a par das possibilidades de parceria com instituições e empresas do Brasil, no âmbito do agro-negócio.

fonte




Data: 2012-05-17

 Vídeo

Porto de Lisboa – 6-7 Dezembro 2012

 “INTEGRAÇÃO DOS PORTOS DE TRANSHIPMENT NA AMÉRICA, ÁFRICA, EUROPA e ÁSIA” - Adalmir José de Sousa (4)

 VIII Congresso da APLOP | Maputo, Março 2015 #1

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #8

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #1

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 Porto de Luanda - 1955

 Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

 Constituição da APLOP - João Carvalho (IPTM) e José Luís Cacho (APP)

Constituição da APLOP - João Carvalho (IPTM) e José Luís Cacho (APP)