Área coberta por rios no mundo é 44% maior do que o estimado
Uma pesquisa realizada pelo Departamento de Pesquisas Geológicas da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, e publicada pela revista Science, mostra que a área coberta por rios no mundo é, no mínimo, 44% maior do que era estimado.
Com exceção dos congelados, a superfície de rios e riachos é de 773 mil quilômetros quadrados. Foram utilizados um banco de dados global de hidromorfologia e uma abordagem estatística, além de imagens de satélites. Quem comentou o estudo, recentemente, no Jornal da USP no Ar, foi a professora Cleide Rodrigues, do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, que atua em gestão de bacias hidrográficas e planícies fluviais de áreas urbanizadas de SP e em geomorfologia fluvial na região amazónica.
Na entrevista, Cleide esclarece que a pesquisa não se refere apenas a rios, mas sim a toda superfície líquida da área continental, sendo também analisados canais artificiais, lagos naturais e até reservatórios. Ela comenta a dificuldade de métricas globais com alcance de dados precisos, o que leva a resultados divergentes dependendo do método de pesquisa.
A professora ainda problematiza, o termo “rios escondidos” utilizado para definir essas descobertas. Para ela, são superfícies que estão canalizadas, aterradas e transformadas, que não estão presentes em diversas cartografias. Ela exemplifica com o fato de o Pinheiros ter deixado de ser um rio para se transformar em um canal. Por fim, ressalta a necessidade de melhorar a cartografia básica e aumentar o número de pesquisas na área de geomorfologia fluvial.
Data: 2018-07-27
Vídeo
Portos do Brasil - NEWS
Portos de Cabo Verde – News
Portos de Moçambique – News
Portos de Angola – News
Portos de Portugal – News
XII CONGRESSO DA APLOP | LUANDA, 2021 - Disponíveis todas as apresentações
XII CONGRESSO DA APLOP | LUANDA, 2021 | Playlist com 23 vídeos no Youtube
Acórdãos e Avisos da ANTAQ + Legislação avulsa
Clipping com a actualidade dos portos brasileiros
XII Congresso da APLOP | Luanda, 2021 | Alberto Bengue, Presidente da APANG
XII Congresso da APLOP | Luanda, 2021 | Miguel Matabel
XII Congresso da APLOP | Luanda, 2021 | Alcídio Nascimento
XII Congresso da APLOP | Luanda, 2021 | Ted Lago
XII Congresso da APLOP | Luanda, 2021 | Fátima Alves
XII Congresso da APLOP | Luanda, 2021 | Nuno Araújo
XII Congresso da APLOP | Luanda, 2021 | Lucas Rênio
VIII Congresso da APLOP | Maputo, Março 2015 #1
IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #8
IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #1
Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]
Constituição da APLOP - João Carvalho (IPTM) e José Luís Cacho (APP)
