Associativismo

COM ANAPAZ NETO A PRESIDENTE

Direcção da Associação dos Portos de Angola toma posse

Os membros da direcção da Associação dos Portos de Angola (APANG) tomaram posse esta terça-feira, em Luanda, em cerimónia presidida pelo Secretário de Estado dos Transportes, Mário Domingues.

 

A direcção da associação, que pretende, entre outros objectivos, promover a defesa e promoção dos interesses dos portos, tem como presidente Anapaz de Jesus Neto (na foto) e Abel Cosme a vice-presidente, enquanto a Assembleia-geral tem como presidente de mesa Nazaré Neto e Francisco Venâncio na vice-presidência.

O estatuto da associação determina também a existência de um Conselho Fiscal e de dois vogais, sob a presidência de Joaquim Domingos Miguel Neto.

A APANG tem a sua sede em Luanda, podendo, por decisão da Assembleia-geral, criar delegações ou outras formas de representação em qualquer parte do território nacional ou no estrangeiro.

Segundo os estatutos da associação, esta deve fomentar e difundir, entre os associados, intercâmbio de conhecimentos e informações sobre as actividades portuárias em Angola. Integrar as associações internacionais que prossigam fins idênticos aos da APANG, assim como promover conferências para abordar questões inerentes à actividade portuária também compõem os estatutos da sociedade.

Na cerimónia de tomada de posse, o presidente da APANG, Anapaz de Jesus Neto, igualmente presidente do Conselho de Administração do Porto do Lobito, falou da importância da agremiação para o contexto económico angolano.

“Os portos estão a ser um dos motores da actividade económica nacional, reflectindo o dinamismo das importações e, sobretudo, das exportações dos sectores mais competitivos”, referiu.

Segundo o gestor, o sector dos transportes é fundamental para o desenvolvimento do país, daí a razão dos investimentos realizados pelo Executivo neste processo.

De acordo com a deliberação do VII Congresso da Associação dos Portos de Língua Portuguesa (APLOP), realizado em Outubro de 2013, na cidade do Lobito, a APANG passa a assumir a presidência desta agremiação que congrega as administrações portuárias de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe.

FONTE: ANGOP