GEO

Os rios mais psicadélicos da Terra

Esta é a foto mais recente do maior delta da Terra, onde confluem os rios Ganges, Brahmaputra e Meghna, tirada pelo satélite de observação Envisat da Agência Espacial Europeia.

Os rios desaguam na Baía de Bengala, no oceano Índico, depois de atravessarem a Índia e o Bangladesh. O delta tem 350 km de largura e o seu aspeto colorido e psicadélico deve-se à combinação de três versões da imagem tiradas pelo satélite europeu em momentos diferentes. As cores resultam das variações da superfície do delta que ocorrem entre cada momento.

A banda britânica Alt-J's escolheu esta imagem psicadélica para a capa do seu disco de estreia - "An Awesome Wave" (Uma Onda Incrível) -, que já vendeu quase 500 mil cópias em todo o mundo e foi nomeado para três "Brit Awards".

Este tipo de fotos de satélite não tem apenas objetivos artísticos, mas serve muito mais para os cientistas estudarem os efeitos da poluição, da ocupação humana, da erosão dos solos e da subida do nível do mar na floresta do delta, que é um habitat crítico para espécies raras, como o tigre de Bengala ou o crocodilo de água salgada. 

fonte