Moçambique

MOÇAMBIQUE

ENH na pesquisa de hidrocarbonetos

O elevado potencial de hidrocarbonetos em Moçambique carece ainda de muita actividade de pesquisa e consequente descoberta de novos jazigos de petróleo e gás natural. A actividade de pesquisa de hidrocarbonetos foi definida como uma das áreas estratégicas do sector energético do país, com vista ao investimento em projectos de pesquisa e produção de hidrocarbonetos e também do desenvolvimento da indústria de processamento, reduzindo a elevada importação de combustíveis.

Como forma de responder à estratégia do sector de recursos minerais, a ENH participa em todos os blocos e áreas de pesquisa de hidrocarbonetos em Moçambique, como braço comercial do Governo. A ENH actua como parceiro e participa em todos os momentos de pesquisa, produção, desenvolvimento e produção e deve reportar ao Governo o decurso das actividades e seus resultados. Em Moçambique, encontram-se 11 áreas activas na pesquisa de hidrocarbonetos e a ENH detém participações entre 10 a 25%.

Neste momento, a ENH encontra-se num processo agressivo de avaliação das áreas não concessionadas para melhorar o conhecimento do potencial em hidrocarbonetos do país.

MAIS DETALHES

Artigos relacionados