APLOP em foco

MARTA MAPILELE À «CARGO VÍDEOS»

Portos e ferrovia de Moçambique devem responder à procura de logística

O VI Congresso dos Portos de Língua Portuguesa, realizado pela APLOP na passada semana, contou com um painel subordinado ao tema "Projetos em desenvolvimentoe a logística nos portos da CPLP", no qual interveio, enquanto oradora, Marta Mapilele, administradora executiva da Caminhos-de-Ferro de Moçambique (CFM).

A responsável da CFM falou à CARGO Vídeos, resumindo a sua intervenção no respeitante aos projetos em desenvolvimento pelo CFM. No pequeno apontamento recolhido pela CARGO, Marta Mapilele realçou ainda o papel de Portugal no que concerne à formação dos quadros da CFM.

VEJA AQUI O VÍDEO

Numa intervenção centrada nos projetos de desenvolvimento e de construção de novos portos e linhas-férreas em Moçambique, Marta Mapilele começou por referir que as recentes descobertas de recursos no país “criaram a necessidade de se encontrar resposta aos vários desafios”, acrescentando que “a CFM tem trabalhado para garantir o escoamento desses recursos”.

Tendo a província de Tete, no centro do País, como “coração das novas indústrias mineiras”, a responsável da CFM salientou que os portos e a ferrovia devem “responder à procura de logística”, centrando-se então nos projetos em desenvolvimento.

“Um dos projetos em curso passa pela linha de Sena, que já está a escoar carvão através de 575 quilómetros entre Moatize e o porto da Beira. Estamos a proceder a obras para aumentar a capacidade da linha, com um projeto para chegar aos 20 milhões de toneladas por ano em 2014”, referiu.

Desta forma, no setor ferroviário, destacam-se novos corredores com ligação entre as indústrias mineiras e os portos: Moatize-Nacala, via Malawi; Moatize-Macuse; Mutarara-Mutuali-Nacala; Moatize-Nacala, numa linha interna de Moçambique. Ao nível portuário, o empenho tem sido colocado nos projetos de desenvolvimento dos portos de Palma, Pemba, no porto comercial de Nacala e no novo terminal de carvão da Beira.

Artigos relacionados