Notícias

PIRATARIA MARÍTIMA NO CENTRO DAS ATENÇÕES

Chefes de Estado africanos vão debater segurança no Golfo da Guiné

Os chefes de Estado africanos da África Central, Ocidental e do Golfo da Guiné vão debater em cimeira a segurança da região em Abril de 2013, anunciou, em São Tomé, o secretário-geral da Comissão do Golfo da Guiné (CGG), o ex-presidente santomense Miguel Trovoada (na foto).

Durante a cimeira, os presidentes africanos vão abordar, entre outros assuntos, a pirataria marítima e o roubo no alto mar, actos que ensombram o desenvolvimento económico dos países-membros do Golfo da Guiné.

Miguel Trovoada anunciou a realização da cimeira de que ainda se desconhece o país acolhedor no termo de um encontro com o chefe do Estado santomense, Manuel Pinto da Costa.

O secretário-geral da Comissão do Golfo da Guiné com sede em Angola disse à imprensa que, na cimeira a ser organizada com a colaboração do Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU) e União Africana (UA), vão estar presentes chefes de Estado da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC) e da CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental).

Miguel Trovoada garantiu que, em abril de 2013, os países-membros da organização irão fazer a avaliação do cumprimento das recomendações saídas do anterior encontro de Libreville.

O encontro entre Miguel Trovoada e Manuel Pinto da Costa serviu, segundo ele, para conversar sobre a situação política nacional, que, no seu ponto de vista, acusa algumas perturbações que podem culminar em crise.

fonte

Artigos relacionados