Brasil

BRASIL

Salvador receberá os maiores porta-contentores do mundo

O Porto de Salvador já recebeu a homologação de seu novo calado que o habilita a receber os maiores navios porta-contêineres do mundo. Com a oficialização, por parte da Marinha do Brasil, o terminal de contêineres da capital baiana – operado pelo Grupo Wilson Sons – passa a contar com um calado de 13,9 metros no Cais de Água de Meninos, que opera navios de longo curso, e de 12 metros para o Cais de Ligação, preferencial para navios de cabotagem.

A Companhia das Docas do Estado da Bahia comemorou a homologação e prevê grandes oportunidades para a comunidade portuária e aos interessados no comércio marítimo com o Brasil. “É uma ótima notícia e que interessa a todos, porque representa fretes mais baratos e um expressivo ganho de competitividade para a Bahia”, avalia o Presidente da Companhia das Docas do Estado da Bahia, José Muniz Rebouças.

O Diretor Executivo do Tecon Salvador, Demir Lourenço Júnior, informa que o terminal já está preparado para operar navios comerciais que chegam a até 170 mil toneladas de deslocamento, o equivalente a navios porta-contêineres de 11 mil TEUS, como o Super-post Panamax. “O novo calado faz parte de uma série de intervenções que elevam sobremaneira a nossa capacidade operacional”, observa o Diretor Executivo.

A notícia precede a inauguração das obras de expansão do Tecon Salvador, marcada para o dia 30 de novembro. Os investimentos totais somam R$ 180 milhões e envolveram a aquisição de novos equipamentos e a ampliação do espaço físico do terminal.

fonte

Artigos relacionados