Cabo Verde

SÃO VICENTE, CABO VERDE

Porto Grande do Mindelo prevê recorde de escalas de navios cruzeiros

A administração do Porto Grande do Mindelo estima que 2012 será o ano de todos os recordes na área do turismo de cruzeiro, prevendo-se a escala de 40 navios, 25.000 passageiros e cerca de 10.000 tripulantes.

Segundo o administrador do Porto Grande do Mindelo, Jorge Pimenta Maurício (na foto), só no corrente mês de Novembro são esperados 10 navios cruzeiros em São Vicente e mais oito no mês de Dezembro.

A esses juntam-se os 17 navios que que aportaram Mindelo no primeiro semestres de 2012, transportando no total 10.199 passageiros, e os cinco que transportaram 2.795 passageiros no mês de Outubro, totalizando, nas previsões da Enapor, 40 navios, 25.000 passageiros e 10.000 tripulantes.

O administrador explicou à agência Inforpress que, com a implementação de um pontão flutuante de passageiros no cais do Porto Novo, com as “melhorias das facilidades portuárias” em todas as ilhas do arquipélago e o “contínuo trabalho” de promoção de Cabo Verde como destino de cruzeiros, as previsões indicam que, durante a temporada 2012/13, se pode atingir 75 escalas em todos os portos do país.

Jorge Maurício confirmou que companhias de pequeno porte, cada vez mais, procuram as ilhas de Cabo Verde para montar pequenas rotas inter-ilhas, com são os casos das transportadoras Noble Caledónia, que entrou na segunda temporada, Compagnie du Ponant e Variety Cruises.

Igualmente, outras linhas vão fazer as rotas que incluem o West África e o Transatlantic, com passagem pelo Porto Grande do Mindelo.

“Havendo condições técnicas no aeroporto da Praia, o navio Kristina Katarina poderá iniciar as suas linhas através do Porto da Praia e, à semelhança da temporada passada, a entrada e saída dos passageiros será feita daquele aeroporto”, concluiu o administrador do Porto Grande do Mindelo.

No final do mês de Novembro, uma delegação composta por membros da Empresa Nacional de Administração de Portos (Enapor) e da Comunidade Cabo Verde de Cruzeiros (3C) deve participar na 90ª Feira de Cruzeiros do Mediterrâneo (Seatrade-Med 2012), a realizar-se na cidade francesa de Marselha, de 27 a 30 de Novembro.