Brasil

BRASIL

Importações no Terminal de Contêiner de Salvador Crescem 9%

O Terminal de Contêiner de Salvador registrou crescimento de 9% nas importações no período de janeiro a agosto deste ano, o que equivale a um acréscimo de aproximadamente 48 mil toneladas em relação ao mesmo período do ano passado. As cargas mais movimentadas neste período foram produtos químicos e petroquímicos, peças e equipamentos, produtos de varejo, borrachas (e seus derivados) e minérios.

Juntos esses produtos representaram 55% do total importado. Já os segmentos que mais cresceram foram: minérios (crescimento de 600% no comparativo) e produtos de varejo (+ 75%). Os números relativos a esses dois segmentos representam um incremento de 2,5 mil contêineres em relação à movimentação de 2011.
As importações são responsáveis por 40% de toda a movimentação de comércio exterior do Terminal de Contêiner.

O maior volume de compra tem origem no Extremo Oriente, principalmente na China, atualmente o maior fornecedor das importações para Salvador. Para se ter uma ideia desse comércio, de janeiro a dezembro de 2011 o país representou 30% das importações baianas. E até agosto deste ano, a China já superou o realizado em todo o ano passado. Destas importações, os componentes para eletrodomésticos e informática mostraram grande expressividade.

LEIA TAMBÉM