Brasil

BRASIL

Porto do Rio de Janeiro recebe investimento de 1,2 mil milhões

O porto do Rio de Janeiro vai receber cerca de 3 mil milhões de reais (cerca de 1,2 mil milhões de euros) até 2016 para aumentar em 80% a sua capacidade, anunciou o governo estadual. O investimento será feito com recurso à iniciativa privada e das três esferas de governo (federal, estadual e municipal), avança a portos e navios.

O projeto, intitulado Porto do Rio Século 21, prevê a dragagem da baía de Guanabara para receber navios maiores, a construção de um cais para expandir o terminal passageiros e a reformulação e construção de rodovias, ferrovias e terminais de carga na zona portuária.

“Queremos um porto especializado, com boa movimentação de valor agregado. Por isso, estamos fazendo uma organização de toda a região. O importante é que haverá um aumento na operação portuária do Rio de Janeiro, gerando mais imposto para cidade e para o estado”, salientou o secretário estadual de Transporte, Júlio Lopes.

Para o presidente da Companhia Docas do Rio (concessionária do porto), Jorge de Mello (na foto), os acessos por terra são os mais urgentes, pois o planeamento para as vias marítimas já está pronto e bem equacionado. “Os acessos terrestres são mais complexos pela nossa natureza. O porto do Rio está encravado dentro da cidade, o que tem aspetos positivos e negativos. É importante fazer a divisão das responsabilidades dessas intervenções, que dependem de recursos federais, estaduais e municipais.”

Estima-se que as cargas transportadas por ferrovia devam passar a ser 15% do total movimentado, contra os 5% que detém atualmente.

fonte