Moçambique

Moçambique pretende maior cooperação com o Quénia no combate à pirataria marítima

Filipe Nyusi, ministro da Defesa de Moçambique, manifestou a vontade de estreitar a cooperação com o Quénia no combate à pirataria marítima no Oceano Índico.

De acordo com Filipe Nyusi, o alargamento da colaboração com o Quénia vai gerar uma maior eficácia no combate à ameaça da pirataria no Canal de Moçambique, uma vez que aquele país é vizinho da Somália, país de onde são originários os piratas que desestabilizam a navegação marítima no Oceano Índico.

"Atualmente, nós partilhamos as atividades de luta contra a pirataria com a África do Sul e Tanzânia, mas teremos que estendê-las até ao Quénia, para bloquear o inimigo a longa distância, antes de constituir uma ameaça imediata interna", afirmou o ministro da Defesa de Moçambique.

"A ideia é envolver na estratégia todos os países da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), com ou sem acesso ao mar, para que em conjunto lutemos contra esses males, porque todos esses países são utentes directos ou indirectos das águas moçambicanas e de todo o Canal de Moçambique", concluiu Filipe Nyusi.

fonte

Artigos relacionados