Notícias

PIRATARIA MARÍTIMA

Ataques cíclicos e imprevisíveis ao largo da Nigéria

No mês de junho foi alcançado o pico de ataques piratas nas águas da Nigéria. Segundo a consultora 'Bergen Risk Consultions', os números demonstram que o problema da pirataria e dos crimes marítimos está longe de chegar ao fim na região.

Ao todo, só no mês de junho foram registados seis ataques a navios nas águas nigerianas. O número constrasta com os dois ataques registados em maio e, sobretudo, com o mês de abril onde não foi registado qualquer ataque.

“A pirataria na Nigéria é, antes de qualquer coisa, cíclica. Os piratas da região adaptam-se com facilidade às barreiras e encontrarão novas maneiras de burlar as iniciativas governamentais contra o crime”, afirmou Arild Nodland, diretor Executivo da Bergem Risk Solution.

Ainda de acordo com o executivo, exatamente por conta dessa qualidade de fácil adaptação dos piratas é difícil fazer uma previsão de novos ataques, tanto no que diz respeito à frequência como no que respeita às áreas onde os ataques são realizados. Até este momento, o ano registrou 24 incidentes graves de ameaça a embarcações.

FONTE

Artigos relacionados