Brasil

Brasil e China assinam acordo para utilizar as moedas nacionais

O Brasil e a China assinaram um protocolo de intenções para criar um mecanismo de “swap” que permite a utilização das respectivas moedas até ao montante de 30 mil milhões de dólares, informou no Rio de Janeiro o ministro brasileiro da Fazenda.

O ministro Guido Mantega disse que o mecanismo “swap” faz parte de um acordo mais amplo assinado entre os dois países, que inclui o aumento do número de vagas em universidades para estudantes em intercâmbio e o estabelecimento de uma parceria para lançamento de satélites meteorológicos.

O mecanismo, ainda de acordo com o ministro, permitirá que os dois governos disponham de uma reserva adicional, se faltarem recursos para investimentos no caso de possível agravamento da crise internacional.
“A medida reforça a nossa situação financeira bem como a da China, pelo que o comércio bilateral continuará a funcionar uma vez que teremos crédito em moedas à nossa disposição”, adiantou Guido Mantega, para acrescentar que cada país pode sacar o valor em reais ou yuan (moeda chinesa) nos bancos centrais brasileiro e chinês até ao limite equivalente a 30 mil milhões de dólares.

O ministro defendeu que os países integrantes do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) devem “compartilhar este dinamismo económico” sempre que a crise na Europa “se agrava”.

fonte