História

NAUFRÁGIO DO CAMARGO

Comandante que incendiou o navio preso a 5 de Janeiro de 1863

Em 1826, Dom Pedro I acordou com os ingleses o reconhecimento da Independência do Brasil, e em troca, proibir e acabar com o tráfico de escravos em no máximo quatro anos. Infelizmente o acordo não surtiu efeito, pois os navios ingleses eram obsoletos e não conseguiam navegar tão rápido quanto os velozes clipers americanos, que continuavam a trazer escravos para o Brasil. Somente no ano de 1850, com a ajuda das autoridades brasileiras, o comércio de escravos foi finalizado.

O navio negreiro Camargo fez o seu último desembarque no ano de 1862. Ao chegar a terra com 500 africanos, o comandante Nathanael Gordon, natural do Maine, Estados Unidos, incendiou a sua própria embarcação para escapar da perseguição das autoridades brasileiras.

Após o incêndio, a tripulação tentou chegar na cidade de Santos-SP, e posteriormente a Paranaguá, de onde tentariam sair do Brasil. Contudo, no dia 05/01/1863, quatro marinheiros do navio Camargo foram presos, sendo um deles, o próprio comandante, que posteriormente foi condenado à morte.

O naufrágio sofreu diversos saques, e após algum tempo, se tornou um sítio arqueológico, onde atualmente o mergulho no local só é possível mediante autorização das autoridades locais.

MAIS DETALHES

Carta de condenação à morte ao comandante do navio Camargo, escrita por Abraham Lincoln

 

Artigos relacionados