História

VVIAJANDO PELA HISTÓRIA | SANTOS, BRASIL

CODESP retira mais uma parte do navio Ais Giorgis

O fatiamento de mais um pedaço do navio Ais Giorgis, naufragado no canal de navegação do Porto de Santos em 1974, foi concluído este sábado, 21 de Abril. A peça contendo parte do casco e do motor da embarcação mede numa das laterais 4 metros de largura e na outra 7 metros.

O pedaço do motor, que corresponde a 1/3 do seu tamanho, pesa cerca de 120 toneladas e já foi içado e transferido para o cais do Armazém 8 pela Cábrea Pará. A parte do casco será deslocada nos próximos dias. Somente será possível estimar seu peso durante o processo de içamento, através do dinamômetro da Cábrea. Com a retirada dessa nova fatia a CODESP estima que 35% do restos soçobrados tenham sido retirados.
Os serviços para remoção dos destroços do Ais Giorgis foram iniciados em outubro do ano passado, com recursos provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e da CODESP. Os restos da embarcação (casa de máquinas e partes do casco) encontram-se no fundo do estuário, em frente aos armazéns 15 e 16, próximos à Margem Esquerda. A retirada foi precedida pela remoção dos sedimentos acumulados nos destroços do navio, a fim de viabilizar os trabalhos de corte e içamento de suas partes.

 

 

O Ais Giorgis, da armadora Shipmeyr, naufragou no estuário do Porto de Santos em 08 de janeiro de 1974, após incêndio a bordo, quando operava na descarga de caixas, sacos e tambores contendo leite em pó, óleo de pinho, resina e produtos químicos. Por oferecer risco a outras embarcações, na madrugada do dia 9 de janeiro de 1974, o navio foi puxado para o meio do estuário e encalhado próximo à Margem Esquerda do porto.

No dia 08 de julho de 1979, violento vendaval quebrou suas amarras e o arrastou para o meio do estuário onde naufragou.

 

Artigos relacionados