APLOP em foco

Porto de Fortaleza assina termo de adesão à APLOP

O Porto de Fortaleza é o mais recente membro da Associação dos Portos de Língua de Portuguesa (APLOP). O feito aconteceu durante o Congresso Intercalar de Portos, realizado pela APLOP, nos dias 5 e 6 de Março, na Alfândega do Porto do Rio de Janeiro (RJ), reunindo representantes dos portos brasileiros, de Portugal, Angola, Guiné-Bissau, Cabo Verde e Moçambique.

O evento discutiu temas da ordem do dia, tais como benefícios do alargamento do Canal do Panamá para os portos de língua portuguesa, as relações comerciais entre os países do Mercosul e da África, a importância das rotas fluviais para o desenvolvimento dos países, segurança x ação de piratas nas rotas do Pacífico, mudança das rotas marítimas em virtude da crise econômica mundial e janela única como forma de agilizar o desembaraço de cargas no mercado internacional.

Um dos palestrantes foi o Engenheiro Paulo André Holanda, Presidente da Companhia Docas do Ceará (CDC), que pontuou os benefícios do alargamento do Canal do Panamá para os Portos cearenses de Fortaleza e Pecém. “O Ceará tem uma importância geográfica estratégica na logística com os Portos africanos, que será ainda mais beneficiada com a finalização da obra do Canal do Panamá, em 2014”, enfatizou Paulo Holanda.

O Presidente da CDC destacou que os investimentos feitos pelo Governo Federal, a partir da Secretaria de Portos, estão preparando os Portos brasileiros para esta nova realidade de mudança de rotas marítimas a partir dos países do hemisfério Sul. “Somente em Fortaleza foram mais de R$ 300 milhões em investimentos nos últimos três anos e mais de R$ 1 bilhão em todo o país nos últimos dois anos, com destaque para o Plano Nacional de Dragagem e o Plano Nacional de Logística Portuária”, pontuou.

Holanda lembrou aos técnicos portuários presentes que, em janeiro de 2012, a CDC celebrou acordo de cooperação com os Portos administrados pela ENAPOR, localizado em Cabo Verde, na África. A parceria renderá uma missão econômica no mês de abril deste ano, que se estenderá a Portugal, por solicitação de representantes portuários daquele país. “Temos interesse e plenas condições de celebrar acordos de cooperação com os portos africanos”, ressaltou.

fonte

Artigos relacionados