Notícias

MOÇAMBIQUE

Malawi insiste na viabilidade do porto de Nsanje

Maputo, 07 fev (Lusa) - Uma delegação do Malawi, liderada pelo ministro dos Transportes, está em Maputo para discutir a viabilidade do porto interior de Nsanje, que está a ser construído pela portuguesa Mota Engil, no acesso ao Índico.

Segundo os jornais do Malawi desta terça-feira, esta reunião, a 11ª, sobre o assunto entre os dois países, foi apadrinhada pela organização regional económica Comesa, como forma de ultrapassar o diferendo existente sobre aquela infraestrutura.

O porto de Nsanje, financiado pelo Banco Africano de Desenvolvimento, União Europeia e Japão, fica a 238 quilómetros do porto moçambicano de Chinde, seguindo o curso do rio Chire, que, em dado momento, se junta ao rio Zambeze.

A funcionar, será o caminho mais curto do Malauí ao oceano mas as autoridades moçambicanas mantêm a exigência de um estudo de navegabilidade e de impacto ambiental nos dois rios antes de aceitarem o projeto.

Enquanto isso, o porto de Nsanje, que o Governo do Malauí acredita que vai poupar ao país 175 milhões de dólares por ano, continua parado depois de completada a primeira fase pela Mota Engil em outubro de 2011.

leia também

Artigos relacionados