Brasil

Festa dos Navegantes, em Porto Alegre, venera imagem religiosa portuguesa

Realiza-se em Porto Alegre, dia 2 de fevereiro, a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, um dos maiores eventos populares do Brasil e primeiro património imaterial da capital do Rio Grande do Sul.

A Festa dos Navegantes, como é popularmente chamada, entrelaça-se com a história da capital gaúcha. A imagem da santa foi trazida de Portugal, em 1871, encomendada pelos imigrantes portugueses ao escultor João Afonso Lapa. Veio numa pequena embarcação, curiosamente de nome Porto Alegre, e, desde então, conquistou o coração do povo.

Nesse dia, as ruas da capital gaúcha ficam repletas de pessoas de diversas localidades do Rio Grande do Sul, de muitas outras regiões do Brasil e de países da América Latina, especialmente Argentina e Uruguai.

O que, inicialmente, era uma festa paroquial, tornou-se um dos maiores eventos populares do Brasil, levando centenas de milhares de pessoas às ruas de Porto Alegre, num evento religioso, cultural e plural.

É o maior evento de sincretismo religioso do país. Talvez este seja aliás o segredo dos 137 anos ininterruptos da festa: acolher de braços abertos todas as pessoas.

Em 2012, terá lugar a 137ª edição da festa, e a previsão é que 300 mil pessoas encham as ruas da capital.

Leia mais no Jornal do Comércio

fonte