Angola

ANGOLA

País necessita de 130 mil toneladas de sal

Angola carece de 130 mil toneladas de sal por ano, para satisfazer as necessidades humanas de consumo, afirmou domingo, em Luanda, o ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, Afonso Pedro Canga.

Ao falar no programa “Espaço Público” da TPA, o governante referiu que hoje o país produz somente 50 mil toneladas de sal/ano, tendo salientado não fazer sentido a actual produção, em função de Angola possuir uma costa marítima com 1.600 kms de extensão.

Para inverter a situação, Pedro Canga realçou que o Executivo aprovou um programa de apoio aos exploradores industriais, destinado a concessão de créditos, equipamentos e prestação de serviços, para a reabilitação de infra-estruturas nas províncias do Namibe, Benguela e Kwanza Sul.

Quanto à produção de açúcar, o engenheiro agrónomo referiu que o país tenciona recomeçar a produzir a partir de 2012 no município de Cacuso, província de Malanje, porquanto a antiga fábrica Tentativa da província do Bengo, já não reúne condições para o efeito.

“Para a produção de açúcar é necessário um espaço suficiente igual ou superior a 10 mil hectares e a zona onde esta a antiga unidade fabril de Tentativa não possui esta extensão de hectares”, justificou o ministro.

FONTE