Angola

ANGOLA: BARRA DO DANDE VAI ACOLHER AS NOVAS INFRA-ESTRUTURAS

Um porto à escala mundial

Quase 80 anos depois, o Porto de Luanda vai mudar de instalações. As obras só estarão concluídas entre os cinco e os 10 anos. Além da atracagem de navios, o porto vai servir a Marinha e terá um estaleiro

Luanda vai ter nos próximos anos um novo porto, nas imediações da Barra do Dande. O anúncio foi feito pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, quando discursava sobre o Estado da Nação. O projecto encontra-se actualmente em estudo arquitectónico. A baía de Dande foi escolhida para acolher o Porto devido à sua localização privilegiada: está próximo da capital angolana; apresenta condições de protecção e de profundidade adequadas, superior, muitas vezes, a 20 metros; encontra-se numa zona de fácil acesso às vias ferroviárias e rodoviárias, permitindo um fácil movimento de mercadorias; e possui um ‘hinterland’ com capacidades futuras.

De acordo com o projecto elaborado pelo Porto de Luanda, as novas instalações vão permitir a criação de um porto polivalente com terminais especializados, a construção de um estaleiro naval com capacidade para a construção e reparação de navios de grande porte e uma base naval que vai servir a Marinha de Angola.
O P.C.A do Porto de Luanda, Francisco Venâncio revelou que o projecto está actualmente a ser coordenado pelo Ministério dos Transportes e que será construído em três fases, a médio prazo, que se pode estender entre os cinco e os 10 anos até estar finalizado. Serão várias as empresas a construir toda a estrutura, divididas entre as obras marítimas e de construção civil. Os planos passam por daqui a quatro anos estar pronta a primeira fase do projecto.

De acordo com o PCA, o novo porto é uma “necessidade” para que Angola tenha “uma infra-estrutura de referência a nível internacional”.
 

Artigos relacionados