Brasil

MUNDIAL DE 2014 OBRIGA A GRANDES INVESTIMENTOS

Brasil aposta forte nos seus portos

Por 5845app

A SEP (Secretaria Especial dos Portos do Brasil) já se está a preparar para a realização do Mundial de Futebol de 2014. De acordo com o director de Sistema de Informações Portuárias da SEP, Luis Cláudio Montenegro, ao todo, os investimentos já chegam a, aproximadamente, mil milhões de reais.

Entre as obras previstas está a implantação de infra-estruturas para a recepção dos turistas que chegam ao País, a construção de Terminais de Passageiros e a preparação para permanência de navios de turismo, que ampliarão a capacidade hoteleira local nos portos de Manaus, Fortaleza, Natal, Recife, Salvador, Rio de Janeiro e Santos, no Estado de São Paulo.

A instituição, inclusive, possui um conjunto de ações que visam aprimorar o setor portuário brasileiro, antes mesmo da realização do megaevento esportivo. Para isso, instituiu o Programa Nacional de Dragagem (PND), que já recebeu cerca de R$ 2 bilhões.

O montante foi utilizado em obras de dragagem nos portos marítimos de onde foram dragados e derrocados mais de 100 milhões de metros cúbicos de material que assoreava os canais de acesso, bacias de evolução e berços de atracação.

Segundo o diretor, já estão com dragagens concluídas os portos de Rio Grande, Recife, Suape, Salvador e Aratu, Itaguaí e Angra dos Reis, e estarão concluídas ainda este ano as obras de dragagem de Santos, Rio de Janeiro, Fortaleza, Natal, Cabedelo, São Francisco do Sul e Itajaí. "Após mais de 20 anos sem um projeto consistente de dragagem, os portos brasileiros agora tem capacidade suficiente para acompanhar a tendência mundial do crescimento das embarcações, com ganhos de escala que permitem a redução de fretes no transporte marítimo internacional", afirma.

FONTE: CONEXÃO MARÍTIMA