Notícias

ÁFRICA

Formalizado acordo de implementação da Zona de Comércio Livre

O Secretariado da Zona de Comércio Livre Continental Africana (ZCLCA) e o Fundo Africano de Desenvolvimento do Banco Africano de Desenvolvimento, assinaram o protocolo do acordo para formalizar o compromisso comum visando a implementação efectiva do mercado comum.

O Secretário-geral da ZCLCA, WamkeleMene, e a vice-presidente interina do Banco Africano de Desenvolvimento para o Desenvolvimento Regional, Integração e Negócios, YacineFal, assinaram o protocolo do acordo para o fundo de 11,24 milhões de dólares, para a implementação da ZCLCA à margem da 9ª Reunião do Conselho de Ministros de Comércio da ZCLCA, realizado em Acra, no Ghana.

Na ocasião, Wamkele Mene agradeceu o apoio do BAD, uma vez ser uma indicação clara da parceria estratégica que irá reforçar a capacidade do secretariado e facilitar o início de um comércio significativo ao abrigo das preferências da ZCLCA.

"A pandemia da Covid-19 e as actuais tensões geopolíticas criaram um ethos de acção colectiva urgente para a implementação da ZCLCA. Todos temos uma responsabilidade partilhada de mudar os destinos de todos os africanos à medida que alcançamos o louvável objectivo da ZCLCA”.disse.

Por sua vez, YacineFal, disse que o Banco Africano de Desenvolvimento orgulha-se da forte parceria com o Secretariado da ZCLCA e está confiante que este apoio institucional permitirá aos respectivos mandatos estimular um maior comércio continental e transformação económica, de acordo com a visão da "Agenda 2063 sobre a África Que Queremos”.

Livre comércio

A Zona de Comércio Livre Continental Africana (ZCLCA) é um dos projectos emblemáticos da Agenda 2063: A África Que Queremos e que entrou em vigor a 30 de Maio de 2019. É um acordo comercial de grande ambição, que visa reunir os 55 Estados-membros da União Africana, cobrindo um mercado de mais de 1,3 mil milhões de pessoas, com um âmbito abrangente que inclui áreas críticas da economia africana, tais como o comércio digital e a protecção do investimento, entre outras áreas. Ao eliminar barreiras ao comércio em África, o objectivo da ZCLCA é de impulsionar significativamente o comércio intra-africano, particularmente o comércio na produção de valor acrescentado e o comércio em todos os sectores de serviços.

fonte