Angola

ANGOLA

Portos do Soyo e Lobito trocam experiências

Uma delegação da Empresa Portuária do Lobito-E.P (Benguela) trabalhou no município do Soyo, província do Zaire, no âmbito do reforço de cooperação institucional e troca de experiências entre as duas instituições portuárias afectas ao ministério dos Transportes.

A visita surge em retribuição de uma outra realizada em Agosto de 2021 por funcionários do Porto do Soyo à sua congénere do Lobito, zona litoral sul, no âmbito do cumprimento de uma das directrizes do ministério de tutela.

Na ocasião, o presidente do Conselho de Administração do Porto do Lobito, Celso Rosa (na foto), referiu que a visita visa constatar “in louco” o funcionamento do porto do Soyo para, em conjunto, definirem estratégias de desenvolvimento, tendo em conta a dinâmica do mercado.

De acordo com o responsável, esta iniciativa do ministério dos Transportes, para além de reforçar a cooperação entre as duas empresas portuárias visa, também, melhorar e consolidar as oportunidades de negócios.

“Pretendemos com essas visitas, transformar as nossas empresas em escolas onde cada um dos funcionários deve aperfeiçoar os seus conhecimentos todos os dias, por formas a contribuir no crescimento e desenvolvimento da instituição”, ressaltou.

Por sua vez, o presidente do Conselho de Administração do Porto do Soyo-E.P, João Zumba, assegurou que a parceria entre as duas instituições visa promover uma cooperação mutuamente vantajosa para, em comum, enfrentarem os desafios do mercado.

“Temos grandes desafios, desde as políticas de concessão de negócios, logísticas portuárias, cadeias de abastecimentos, gestão de recursos humanos à relação profissional”, destacou.

Segundo disse, o porto do Lobito tem uma experiência acumulada de cerca de 94 anos, que deve ser aproveitada para o engrandecimento do porto local.

Em termos de funcionamento das duas unidades portuárias, a fonte explicou que a do Lobito faz todas as operações, ao passo que a do Soyo é uma instituição senhorio, onde parte das suas instalações são exploradas por algumas empresas do ramo petrolífero que operam na circunscrição.

O porto do Soyo existe desde 1979.

O programa de dois dias inscreveu, além de palestras sobre “a gestão de recursos humanos e concessões portuárias”, visitas a empreendimentos económicos e culturais do município do Soyo.

fonte