Notícias

REPRESENTAÇÃO DA AICEP | MARROCOS - Um agente empenhado na economia azul

No seu relatório intitulado “Blue Economy Development Programme, Environmental and Social Systems Assessment”, o Banco Mundial afirma que Marrocos se posiciona como um "agente empenhado", a nível global e regional, no desenvolvimento de uma Economia Azul, sustentável e inclusiva.

A Economia Azul é um dos pilares estruturantes do Novo Modelo de Desenvolvimento de Marrocos dado o seu contributo para o crescimento económico do país, de acordo com o infomediare.net, de 21 de março p.p.. Neste contexto, o governo marroquino estabeleceu uma parceria com o Banco Mundial através da elaboração de um Programa para Resultados (PPR), com o objetivo de reforçar o quadro institucional e financeiro do país para o desenvolvimento sustentável das zonas costeiras e marítimas.

 

De realçar que é essencial uma grande mobilização do potencial da Economia Azul, a qual exige uma aceleração da implementação dos planos de desenvolvimento nas regiões costeiras de Marrocos, de acordo com a mesma fonte. Por um lado, pela circunstância de que aqueles servirão de alavanca para a implementação de clusters costeiros e, por outro lado, pela atração de investimentos orientados para atividades geradoras de riqueza preocupadas com a preservação da linha costeira.

Tais clusters têm o potencial de apoiar qualquer forma de cooperação entre os vários atores da Economia Azul dispostos a fomentar a inovação, pelo que o referido relatório destaca igualmente a importância de um programa nacional para a Economia Azul, desenvolvido através de uma abordagem multi-atividades que contribuam para a proteção e valorização dos recursos marítimos e costeiros, com os objetivos do desenvolvimento económico, da criação de emprego a nível territorial, da segurança alimentar do país, assim como da proteção e valorização dos recursos ambientais.

fonte