Associativismo

CE-CPLP ambiciona criação de um mercado da CPLP mais aberto

Os países membros da Confederação Empresarial da Comunidade de Países de Língua Portuguesa devem contribuir para a construção de um mercado mais aberto, inclusivo, forte e coeso, considera o empresário moçambicano e presidente em exercício da Confederação Empresarial da CPLP, Salimo Abdula.

A Cimeira de Negócios da Confederação Empresarial da Comunidade de Países de Língua Portuguesa teve lugar de 16 a 18 de Março, em São Tomé e Príncipe, e visava fortalecer a cooperação e amizade entre os países da CPLP, e consolidar o quarto pilar da organização – o pilar económico e cooperação empresarial.

Segundo o presidente da Confederação Empresarial da CPLP, Salimo Abdula, com a cimeira pretendia-se apresentar o potencial de São Tomé e Príncipe, abrindo portas para a troca de experiências entre o país e os Estados-membros da organização internacional, bem como atrair a atenção dos investidores.

O empresário moçambicano enalteceu as medidas de facilitação de comércio adoptadas pelo governo de São Tomé e Príncipe para colocar o país na rota de investimentos da CPLP e do mundo, assim como congratulou os governos da comunidade que já ratificaram o acordo de mobilidade, além de apelar aos que ainda não o fizeram a ratificar com a maior brevidade possível.

Participaram na cimeira de São Tomé e Príncipe mais de 150 empresas e empresários da CPLP.

O evento foi testemunhado pela ministra dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades de São Tomé e Príncipe, Edite Tem Juan, e pelo Secretário Executivo da CPLP, Zacarias da Costa.

fonte