NotÝcias

IMO e Wista International lanšam o programa acelerador de lideranša Maritime SheEO 2022

A Organização Marítima Internacional (IMO), em colaboração com a Women's International Shipping & Trading Association (Wista International) e a Maritime SheEO, anunciam o lançamento do Maritime SheEO Leadership Accelerator Program 2022.

O programa foi lançado durante um webinar ao vivo com foco em “A próxima geração de mulheres líderes em salas de máquinas, pontes e salas de diretoria”. O webinar também marcou o Dia Internacional da Mulher da ONU 2022, que este ano está sendo realizado sob a bandeira “Igualdade de gênero hoje para um amanhã sustentável”.

O Maritime SheEO Leadership Accelerator Program é lançado em um momento em que a indústria reconhece que precisa de mais mulheres líderes. Foi especialmente organizado e projetado para fornecer conhecimento e habilidades de gerenciamento para ajudar as mulheres na indústria marítima a assumirem cargos de liderança.

Kitack Lim, secretário-geral da IMO, disse no webinar que a indústria marítima está trabalhando para fazer a transição para um futuro mais sustentável. Ele afirmou que a diversidade na liderança é boa para os negócios e que as mulheres líderes são vitais para o futuro do setor marítimo.

A IMO tem trabalhado para facilitar a igualdade de gênero no setor marítimo desde 1988 e está comprometida em alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, incluindo o Objetivo 5 para alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas. O programa de capacitação de gênero e capacitação da IMO é dedicado a ajudar a alcançar o “Treinamento-Visibilidade-Reconhecimento” das mulheres no setor marítimo.

Durante o discurso, Lim também mencionou o dia 18 de maio, quando a IMO celebra o primeiro Dia Internacional da Mulher no Mar. O dia fornecerá uma plataforma anual para reconhecer as mulheres na indústria, promover o recrutamento, retenção e emprego sustentado de mulheres no setor marítimo, aumentar o perfil das mulheres no setor marítimo, bem como fortalecer o compromisso da IMO com a igualdade de gênero e apoiar o trabalho para abordar o atual desequilíbrio de gênero no setor marítimo.

Despina Theodosiou, presidente da Wista International, disse: “As mulheres que iniciarão este programa representam nosso futuro. Algumas já ocupam cargos de autoridade e liderança, outras aspiram a obter mais reconhecimento e posição em suas carreiras. Elas procuram o que qualquer indivíduo inspirado na carreira no trabalho procura, mas muitas vezes descobrem que não têm as oportunidades para fazê-lo. Este curso ajudará a preencher essa lacuna. Nosso objetivo é que devemos construir cada vez mais consciência de gênero e diversidade, onde os líderes não escolhem sua força de trabalho com base em gênero, cor ou etnia, mas na capacidade e adequação ao trabalho”.

É reconhecido que na indústria marítima, como em outros setores, quanto mais alto se sobe, menos mulheres líderes se vê em cargos de liderança. O Maritime SheEO Leadership Accelerator Program foi desenvolvido com a assistência de especialistas-chave da indústria que trabalham com a IMO e a Wista. Ele permitirá que as mulheres se tornem parte de uma rede ativa e confiável de executivas que apoiam e inspiram umas às outras ao longo de sua jornada de liderança.

O Programa Acelerador de Liderança inclui módulos de autoestudo e apresentações de projetos pelos participantes, em inglês, culminando em uma graduação online. As vagas estão disponíveis para membros da IMO Women in Maritime Associations e National Wista Associations.

fonte